Escolas debatem propostas para a Base Nacional do Ensino Médio
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 3 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Mais de 28 mil escolas públicas e particulares e 509 mil professores foram convidados para as atividades
Milhares de escolas espalhadas por todo o Brasil participaram, nesta quinta-feira (2), das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, no que ficou conhecido como o Dia D da BNCC.

A iniciativa, organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), deve reunir mais de 28 mil instituições de ensino públicas e particulares, além de 509 mil professores.
As escolas foram orientadas a organizar os debates em cinco eixos. O primeiro deles, chamado de “A BNCC e a nossa escola”, busca contextualizar todos os participantes e esclarecer dúvidas sobre a Base. Na segunda atividade, o objetivo é dialogar sobre o cidadão que a escola deseja formar. Em seguida, as dez competências gerais para a educação básica expressas na BNCC serão lidas e relacionadas com as discussões feitas na etapa anterior.
A quarta fase, considerada a mais importante, prevê a divisão dos professores de acordo com as áreas do conhecimento para analisar e sugerir melhorias à proposta atual da BNCC para o ensino médio.
Antes do Dia D, foram realizadas, entre os dias 23 e 27 de julho, reuniões internas com as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal. O objetivo foi fazer com que as informações sobre a mobilização nacional chegassem às regionais de ensino e aos diretores e professores das escolas. Depois dos debates desta quinta, as escolas terão até o dia 26 deste mês para enviarem suas contribuições por meio da plataforma digital disponível no portal do Consed.
BNCC

A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio foi entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no dia 3 de abril deste ano e está atualmente em fase de análise. Os órgãos, entidades, associações e interessados em sugerir propostas podem oferecer suas contribuições até as 23h59 de 29 de agosto. A expectativa é de que o documento seja homologado no fim de 2018.
Acesse aqui a Base Comum Curricular para o Ensino Médio.
PRAZO PARA ENVIO 10 DE AGOSTO: https://www.consed.me/consulta-publica










































































Comentários