top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

PREGUIÇA é um dos 07 Pecados Capitais e possui 07 filhas


Segundo São Tomás de Aquino, a acídia é o primeiro dos pecados capitais, a preguiça da busca espiritual, na busca do bem. A recusa em aceitar o esforço necessário para a união com Deus. Quando a pessoa fica acomodada e passa a deixar que os outros tomem todas as decisões morais e espirituais por elas. Tal atitude, fruto da falta de amor ao bem, resulta em danos diversos, como a tristeza, a perda de tempo e o desinteresse pela vida.


A acídia consiste em nos entediarmos com o bem espiritual, e dele procuram fugir, por não encontrarmos aí consolações sensíveis. Gerando assim uma tristeza espiritual. Quanto mais pensamos nos bens espirituais, tanto mais se nos tornam agradáveis, e isso faz cessar a acídia.


Praticamos muitos atos visando o prazer, quer para consegui-lo, quer levados por ele. Do mesmo modo ocorre com a tristeza, quer para evitá-la, quer arrastados por seu peso. No entanto ninguém pode permanecer por muito tempo na tristeza, sem nenhum prazer.


Por isso, da tristeza surgem duas consequências: primeiro, buscar afastar-se do que nos entristece; segundo, buscar o que nos dê prazer. Assim, os que não podem usufruir dos prazeres espirituais, acabam buscando os prazeres do corpo. Deste modo, na fuga da tristeza ocorre o seguinte: primeiro, o homem foge do que entristece; segundo, luta contra o que gera a tristeza. Mas os bens espirituais são o fim e os meios. E esta luta contra a tristeza espiritual, sem buscar os seus bens, acaba gerando a malícia (ver abaixo).


A preguiça está ligada diretamente à lua. E não por coincidência, o dia da semana onde sentimos mais a sua influência possui o seu nome: Moonday, Lunes, Lunedi, ou em português, segunda-feira.


São Tomás de Aquino determina sete características como filhas da acídia:

  • Pusilanimidade – covardia, falta de ânimo, falta de coragem para encarar o trabalho.

  • Divagação da mente – quando um homem abandona as questões espirituais e se instala nos prazeres exteriores, permanecendo com sua mente rondando assuntos do âmbito material.

  • Preguiça – sonolência – negligência, falta de vontade, fazer mal feito.

  • Torpor – não fazer o que deve ser feito, abandono da consciência.

  • Desespero – quando o homem considera que o objetivo visado se tornou impossível de ser alcançado, por quaisquer meios, gerando um abatimento que o domina.

  • Rancor – ressentimento contra aqueles que querem nos conduzir a caminhos mais elevados, o que acaba gerando agressividade. Está relacionado à Ira.

  • Malícia – desprezo pelos próprios bens espirituais, resultando em uma opção deliberada pelo mal. Está ligada diretamente ao materialismo e à Luxúria.


bottom of page