top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Castanheira se Prepara para Comemorar os seus 31 anos

A administração municipal de Castanheira está preparando eventos para comemorar os 31 anos de emancipação politica administrativa do município, com corrida de rua, festival de música, eventos na praça pública e um pequeno bolo.

Procuramos conversar com a prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici sobre as atividades e eventos que estão sendo preparados para comemorar os 31 anos de emancipação, todavia a prefeita municipal, Mabel, comentou que os eventos preparados são simples, somente para a data nem passar em branco e que todas as secretarias com suas equipes estão ajudando na realização do evento para a população ter um evento público e registrar mais um ano na história do município.


O chefe de gabinete, Jackson de Oliveira Rios Junior, o qual é mais conhecido por Junior Rios, destacou que: “Acredito que os munícipes tem muito a comemorar, pois, muitas ações públicas foram feitas nestes 31 anos de emancipação politica administrativa em Castanheira, que possibilita ao município ter a estrutura que tem, sabemos que tem muito a avançar, mais precisamos saber agradecer as conquistas obtidas para podermos avançar e obter muito mais infraestrutura na localidade, por isso, a comemoração do aniversário do município com as atividades que estão sendo realizadas é para registrar os avanços e mostrar que devemos continuar acreditando e investido para que a localidade fique cada vez melhor para todos”, comentou Junior Rios.

Dentro das atividades na semana do aniversário da localidade está a organização das Secretarias de Esporte e Assistência Social, que organiza para o dia 30 de junho a 3ª Corrida de Rua do município.


A largada será na Praça 04 de Julho, às 17 horas, contando com um percurso de 5 quilômetros, passando por pontos estratégicos da cidade, com retorno no ponto de partida.


As inscrições iniciaram ainda no mês passado, através do site www.castanheira.mt.gov.br, sendo cobrada dos interessados, nas categorias masculino e feminino, uma taxa de R$ 20,00. No final da prova, os vencedores receberão premiação em dinheiro.


O evento conta com apoio da Associação Juinense de Atletismo, AJA. Melhores informações podem ser obtidas nos telefones (66) 99935 2252 e 99955 6712.


Ainda no rol das festividades está o I Fest Cast, Festival da Canção de Castanheira, será uma das grandes atrações do 31º aniversário da cidade, comemorado em 4 de julho. O evento será no dia anterior, a partir das 21 horas, na praça 04 de Julho, no centro da cidade, premiando, em dinheiro, os cinco primeiros colocados.


A iniciativa, da Secretaria de Educação e Cultura, visa valorizar as tradições culturais e incentivar os talentos do município. Podem participar calouros com idade a partir dos 18 anos completos e o “canto é livre”, ou seja, de qualquer gênero, de MPB ao gospel. As inscrições já estão abertas e se encerram no próximo dia 30, sem cobrança de taxa, e todo o regulamento do Festival pode ser acessado aqui.


Ou seja, são 31 anos de histórias, sonhos e idas e vindas de uma população veio que ficou e muitos que foram, e na realidade, a gratidão se deve registrar a todos que fizeram parte da histórias da localidade, fato interessante foi a matéria sobre um pouco da história de Castanheira postada no site da administração quando completou seus 30 anos de emancipação politica administrativa, a qual usarei o Ctrl c e Ctrl v e trarei aqui novamente, pois, os que iniciaram as ações e tudo que passou nem tem como mudar, somente temos que agradecer e no presente fazer boas ações para que o futuro seja melhor.


A paisagem física da região noroeste de Mato Grosso era caracterizada, antes da formação de seus municípios, pela existência de uma densa e pujante floresta. Daí ser denominada de “Amazônia mato-grossense”. Nesta paisagem, uma das árvores mais comum era a castanha-do-pará, árvore de grande porte, aliás, a mais alta das árvores da região.


A origem do nome do município de Castanheira está ligada a essa espécie. A sugestão de assim nominá-lo foi do Dr. Hilton Campos, engenheiro civil responsável pelo Projeto Juína, que colonizou vasta área na região noroeste mato-grossense, incluindo-se o próprio município de Castanheira.


Segundo ele, o nome foi dado exatamente pela presença de muitos castanheiros na região onde a cidade hoje está situada e em toda região. Chamado de núcleo Castanheira, quando vinculado a Juína, era rota de passagem para Aripuanã, Juruena e Cotriguaçu e dessas regiões para Juína. Mais tarde foi cortado pela rodovia AR-1, implantada pela Codemat, sendo esta a principal artéria regional na segunda metade do século passado. A via foi aberta pelo Dr. Hilton.


O município de Castanheira foi criado em 04 de julho de 1988, pela Lei Estadual 5.320. Na mesma data, mas no ano de 1986, recebeu a denominação de Castanheira, como distrito de Juína, através da lei estadual 4975.


Outras datas importantes de sua história são 1º de janeiro de 1989, quando foi definitivamente instalado e o ano de 1995, que definiu seus limites.


O município se estende por 3 703,7 km² e contava com 8 231 habitantes no último censo, de 2010 A densidade demográfica é de 2,2 habitantes por km² no território do município.


Situa-se a 32 km a Norte-Leste de Juína a maior cidade nos arredores. Situado a 304 metros de altitude, tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 11° 7' 40'' Sul, Longitude: 58° 36' 36'' Oeste.


Ranking


Castanheira ocupa a 2776ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 2775 (49,87%) municípios estão em situação melhor e 2.790 (50,13%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 141 outros municípios de Mato Grosso, Castanheira ocupa a 99ª posição, sendo que 98 (69,50%) municípios estão em situação melhor e 43 (30,50%) municípios estão em situação pior ou igual.


Por: Maurilio Trindade Aun


bottom of page