top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

  • WeMystic

8 benefícios do banho frio para a sua saúde


Pode parecer estranha para algumas pessoas, mas a prática de tomar banho de água fria pode melhorar a autoconsciência e a disciplina pessoal, além do bem-estar físico. Daí você se pergunta, como pode um simples banho frio ter tantos benefícios?


O fato é que práticas ascéticas como esta não são novidade; praticantes de yoga e monges já a fazem há anos. Para a maioria de nós, o ascetismo é difícil de entender, mas para algumas religiões e culturas, estes rituais são completamente normais.


BENEFÍCIOS DE TOMAR BANHO COM ÁGUA FRIA


A maioria das pessoas recusa quase que de imediato a sugestão de tomar banho frio. Como a maioria das pessoas, qualquer um prefere um bom banho quente e relaxante. Mas depois de experimentar os benefícios do banho frio, você irá considerar o desconforto momentâneo um preço muito pequeno a ser pago quando visualizar o quadro geral dos inúmeros benefícios físicos, mentais e até espirituais que recebe com essa prática.


A verdade é que a maioria de nós passa a vida protegendo o corpo de qualquer desconforto, o qual acaba por enfraquecer no processo. Vivemos numa bolha de temperatura cuidadosamente controlada: do ar condicionado e aquecedores em casa, aos do carro e, finalmente, no trabalho.


Raramente tiramos nossas roupas para permitir que o maior órgão do nosso corpo, a pele, respire, exceto quando tomamos banho e, mesmo assim, fazemos isso sempre com água morna e confortável.

Se você está aberto a experimentar novas experiências na vida, veja abaixo alguns dos benefícios que você pode usufruir ao tomar banho frio:


AUMENTA A OXIGENAÇÃO DO CÉREBRO

No momento em que você entra na água fria, seu coração bate mais rápido e sua respiração fica mais profunda devido ao choque sofrido pelo corpo. Sua respiração mais profunda é a tentativa do seu corpo em mantê-lo aquecido e, no processo, isso também oxigena seu cérebro, enquanto o aumento da frequência cardíaca libera uma onda de sangue e adrenalina por todo o corpo. Isso fornece o aumento de energia perfeito para “acordar” e começar o dia.


MELHORA A IMUNIDADE

Você vai ver que não pega um resfriado desde o dia em que começar a tomar banho de água fria. Um estudo de 1993 de um instituto na Inglaterra descobriu que indivíduos que tomam banho frio diariamente têm um aumento nos glóbulos brancos, responsáveis ​​pelo combate aos vírus. Acredita-se que este aumento de glóbulos brancos esteja relacionado ao aumento da taxa metabólica resultante do seu corpo tentando se aquecer.


AUMENTA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

A água fria melhora nossa circulação, incentivando o sangue a circular nossos órgãos e, assim, melhorar a eficiência de nossas artérias. Uma maior circulação sanguínea aumenta a saúde em geral, diminuindo a pressão sanguínea e limpando as artérias bloqueadas. Pode ser que você experimente ondas temporárias e calor mesmo no inverno.


MELHORA A SAÚDE DA PELE E DOS CABELOS

Dermatologistas recomendam lavar o rosto com água gelada para evitar que seus óleos naturais saudáveis sejam removidos rapidamente. Isto ocorre devido quando a água fria nos poros da pele impede que os poros fiquem entupidos.

A água fria também sela os poros do couro cabeludo, impedindo que eles fiquem sujos, além de fazer o cabelo parecer mais brilhante, mais forte e saudável, fazendo com que os fios aumentem sua capacidade de agarrar o couro cabeludo.


AUMENTA A RECUPERAÇÃO MUSCULAR APÓS O EXERCÍCIO

Se você sofre de dores musculares após o exercício, a água fria ajuda seu corpo a se recuperar. Esse aumento na taxa de recuperação muscular pode estar associado ao aumento da circulação sanguínea, com um estudo de 2009 mostrando que os atletas que mergulharam em água fria experimentaram uma redução significativa de dores musculares.


MAIS TOLERÂNCIA AO ESTRESSE

Um estudo realizado em 1994 descobriram que a exposição à água fria era um meio eficaz de diminuir os níveis de ácido úrico. A exposição ao frio também aumenta a glutationa, um antioxidante que mantém todos os outros antioxidantes em seus níveis ideais, nos ajudando na adaptação do estresse oxidativo repetido.


MELHORA O HUMOR E ALIVIA A DEPRESSÃO

A água fria produz um efeito antidepressivo. Quando a nossa pele sofre um choque, isso envia uma quantidade esmagadora de impulsos elétricos para as terminações nervosas periféricas do cérebro. Para pessoas que sofrem de depressão, essa é uma maneira de chocar o sistema ‘acordado’.

Banhos frios curtos estimulam a “mancha azul” do cérebro, ou onde está localizada a principal fonte de noradrenalina responsável pelo alívio da depressão. Um estudo de 2008 descobriu que a água fria tem um efeito analgésico que melhora o humor em geral.


AUMENTA A TESTOSTERONA, FERTILIDADE E ENERGIA

O instituto Thrombosis Research também descobriu através de um estudo que os banhos de água fria aumentam a quantidade de testosterona produzida nos homens. Isso não apenas ajuda a aliviar a depressão, mas se você se exercita regularmente ou é muito ativo, isso traz imensos benefícios à saúde.


Fonte: WeMystic



















bottom of page