São diversos sintomas que podem indicar o bloqueio ou a hiperatividade de determinados centros energéticos do organismo. O principal deles, que determina nossa existência terrena é o chacra da Raiz.
Dentre os sintomas de bloqueio do chakra raiz, destacam-se: a) Diarréia; b) Problemas relacionados com as partes duras do corpo (ossos, dentes, coluna vertebral); c) desequilíbrios relacionados com os intestinos, com a próstata, com o sangue, com o ânus e com o reto; d) Pouca resistência física e psíquica; e) Preocupação excessiva; f) Insegurança; g) Dificuldade para lidar com as exigências da vida; h) Anseio constante por uma vida mais agradável e menos exigente; i) Utilização constante de mecanismos de defesa (negação, minimização, racionalização etc.)
Com o desenvolvimento unilateral dos chakras superiores, pode ocorrer uma sensação de não pertencer a esse mundo. Se o chakra umbilical também estiver bloqueado, pode desencadear uma tendência a fugir dos problemas e não enfrentá-los. Sintomas de hiperfuncionamento do chacra raiz: a) Irritabilidade e agressividade; b) Pensamentos centrados em bens materiais, segurança, prazeres dos sentidos; c) Inconseqüência; d) Isolamento; e) Apego excessivo; f) Prisão de ventre; g) Obesidade; h) Ambição desmedida; i) Acessos de fúria; j) Imposição de ideias e desejos; k) Utilização constante de mecanismos de defesa (negação, minimização, racionalização etc.)
Alimentos que auxiliam no equilíbrio:
Representa as glândulas supra-renais e tem as características instintivas e primitivas de quem você é.
Funções – Modulação do sistema imune e de defesas naturais do corpo. Os alimentos da cor vermelha são anti-inflamatórios e antioxidantes.
Alimentos – Maçã vermelha, cranberries, framboesa, amora, goji berry, cereja, beterraba, radicchio, morango, tomates, pimentão vermelho, nectarina, melancia, hibisco, romã e outros alimentos naturais encontrados em outras regiões e/ou países que tenham a coloração avermelhada.
Nutrientes – Antocianinas, ácido ascórbico, carotenoides, ácido elágico, licopeno, quercetina, elagitaninos, fisetina, flavonoides, phloretin.