top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Plantas e árvores frutíferas e perenes



Perene significa permanente, contínuo, incessante. No caso das plantas, é a designação utilizada para aquelas que apresentam um ciclo de vida longo, ou seja, que duram mais de dois anos.



O desenvolvimento das plantas perenes difere da sazonalidade comum e apresenta características específicas. Suas folhas, por exemplo, não caem, e a estrutura da espécie como um todo tende a estar sempre mais bonita.


Sim, suas folhas e flores acabam sendo mais alegres e viçosas do que a das demais. Entretanto, como não há essa determinação exata das fases de desenvolvimento, podem demorar a produzir frutos. O que acontece é que, de acordo com o ambiente que estão expostas, as plantas perenes preferem se desenvolver primeiro estruturalmente para, depois, produzir sementes.


Árvores frutíferas: embelezam e alimentam.

01 – Jabuticaba híbrida (Myrciaria cauliflora)

A jabuticaba hídrida enxertada é ideal para vasos e calçadas devido a precocidade de sua produção e também ao seu porte.

Por ser uma planta enxertada e seu crescimento é lento e as raízes são muito pouco agressivas.


02 – Araçá Rosa Ou Araçá Vermelho (Psidium catteyanum)

Possui as mesma características do araçá amarelo em porte e produtividade. A principal diferença é em relação a coloração dos frutos e ao sabor, sendo o araçá rosa um pouco mais ácido que o amarelo.


03 – Guabiju (Myrcianthes pungens)

Também conhecido como “Mirtilo Brasileiro” o guabiju é uma frutífera nativa muito atrativa de pássaros e que raramente ultrapassa os 6 metros de altura.

Seus frutos são doces e muito agradáveis ao paladar. Possuem casca avermelhada e aveludada, de cor roxo-avermelhada até quase pretos.

Na medicina popular é indicado para regular funções intestinais e tratar desinterias.


4 – Cabeludinha (Myrciaria glazioviana)


A cabeludinha é uma frutífera nativa do Brasil que pode alcançar até 4 metros de altura, com copa bem frondosa, formando ótima sombra.


Além de ser uma bela árvore ornamental seus frutos são deliciosos, sendo atrativos aos pássaros e também aos humanos.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page