top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Plantas indicadas para Requilibrar e Fortalecer nossos centros energéticos


Para termos uma vida realmente saudável, é essencial que os nossos chakras, pontos do corpo responsáveis por estimularem partes específicas do nosso organismo, estejam em harmonia.

Quando algo não anda bem, quando estamos muito ansiosos, estressados ou com algum outro problema de saúde, isso é um sinal de que algum chakra não está funcionando como deveria.

Podemos curar os problemas decorrentes disso por meio da medicina, sendo sempre aconselhável consultar um médico em primeiro lugar, mas também podemos recorrer às técnicas alternativas, como por exemplo: reiki e yoga, ou com a fitoenergética que usa as propriedades energéticas das plantas e vegetais a fim de contribuir com a sua saúde, seja física ou mental.


Chakra Raiz ou Básico

Localizado na base da nossa coluna vertebral, esse chakra é responsável pela nossa saúde física. Quando desestabilizado, ele pode provocar dores nos pés, pernas, causar depressão, prejudicar o nosso sistema imunológico ou contribuir para o desenvolvimento de doenças autoimunes.


Para estabilizá-lo, plantas com raízes são as mais indicadas, tais como: CENOURA, BATATA, rabanete e, principalmente, DENTE DE LEÃO.


Chakra Sacral

Localizado na região dos ovários para as mulheres e na próstata para os homens, esse chakra cuida da sexualidade e criatividade. Quando não está em harmonia com os outros, tende a causar infecções urinárias e distúrbios alimentares. Dessa forma, a calêndula, gardênia ou o óleo de sândalo são três ótimas opções para colocá-lo novamente no ritmo.


Chakra do Plexo Solar


Localizado logo abaixo aos seios, na região do estômago, esse chakra é responsável por nossas emoções e autocontrole. Quando desregulado, ele costuma gerar desconfiança, ansiedade e baixa autoestima, causando sérios problemas, como: depressão, anorexia, bulimia e doenças no sistema digestivo. A fim de regularizá-lo utilize o óleo essencial de lavanda (ótimo calmante), bergamota (ótima para a digestão) e alecrim (responsável por trazer mais otimismo e conforto para a vida).


Chakra Cardíaco

Localizado no coração, esse chakra cuida da nossa capacidade de perdoar, ter compaixão e de amar tanto a nós mesmos quanto ao próximo. Quando desalinhado energeticamente, ele costuma gerar problemas com a autoestima e produzir sentimentos, como por exemplo: raiva, ciúme, rancor e mágoa.


Se estiver com problemas nesse chakra, abuse de sálvia, tomilho, coentro, pimenta caiena, lavanda, manjericão e chá de espinheira santa. Todos são ótimos para nos fazer criar confiança e seguir o nosso coração.


Chakra Laríngeo

Localizado na garganta, esse chakra trabalha com as nossas expressões e a nossa capacidade de comunicação. Quando desalinhado, não conseguimos nos expressar bem, ficamos dependentes, inseguros e podemos desenvolver problemas na laringe, tireoide e laringite. Para resolver isso, invista em chá de erva-cidreira ou no óleo essencial de eucalipto.


Chakra Frontal ou Terceiro Olho

Localizado entre as sobrancelhas, o chakra frontal cuida da nossa intuição e imaginação. Quando desalinhado, temos problemas para criar novas ideias, seguir os nossos sentimentos e, fisicamente, podemos desenvolver problemas em toda a cabeça, como: conjuntivite, dor de ouvido, enxaquecas, insônias e até mesmo pesadelos.

Para harmonizá-lo, o ideal é utilizar menta, uma grande aliada à cura de depressão, enxaqueca e perda de memória, e jasmim, que é ótima para impulsionar o nosso lado espiritual. Se for utilizar o óleo essencial de uma das plantas, passe apenas uma gota no meio das sobrancelhas.


Chakra Coronário

Localizado bem no topo da nossa cabeça, ele representa a nossa sabedoria e conexão com o divino. Quando desalinhado, nos sentimos perdidos e sem rumo, já no nível físico é possível que ocorra dislexia, depressão, enxaqueca, memória falha e até mesmo doenças mentais. A fim de neutralizá-lo, é recomendável o uso da lavanda e da flor de lótus, seja na forma da planta, óleo essencial ou incensos.


Como utilizar as plantas:

Chá: se a planta for adequada para tomar, faça uma infusão de 5 minutos;

Difusor de ambientes: 12 gotas do óleo;

Cultivar a planta onde você passe grande parte do tempo;

Banho com as ervas;

Spray: diluir 12 gotas do óleo em 100ml de álcool de cereais;

Comida: se for uma planta comestível, é possível usá-la como tempero;

Incenso.


É muito difícil viver em paz quando o nosso corpo ou as nossas energias não se sentem da mesma forma. Caso sinta que algum chakra está fora do ritmo, tente alguma das nossas dicas. E claro, se ainda assim se sentir mal, procure um especialista, pois a fitoenergética não substitui a medicina.

Artigo escrito por Amanda Magliaro


AudioLivros & Vídeos


bottom of page