• A Folha do Vale - Jornal e Site

Boro: para que serve esse mineral e por que ele deve estar presente na sua dieta


Os minerais são muito importantes para o nosso bem-estar. Essas substâncias são as responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo e desempenham funções vitais para o nosso corpo. Mas enquanto alguns são mais conhecidos, como o cálcio, o ferro, o magnésio e o potássio, outros acabam sendo deixados de lado, como é ocorre com o boro. Embora seja pouco mencionado, ele é essencial para o nosso organismo, e por isso é tão importante que ele esteja presente na nossa alimentação diária.


Boro ajuda na absorção de outros minerais

Assim como a vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo organismo o boro faz o mesmo com o cálcio, o magnésio e o fósforo. Pois é, ele é um mineral que permite que o corpo aproveite os benefícios de outros minerais. Com isso, ele indiretamente permite que ossos e dentes fiquem mais fortes, evita que o corpo sofra com doenças cardiovasculares e contribui para a produção de energia.


Aumenta a quantidade de estrogênio e testosterona

Uma questão interessante em relação ao boro é que ele pode aumentar a quantidade dos hormônios estrogênio (produzido por mulheres) e testosterona (que é masculino). Mas não pense em ingerir cápsulas de boro, porque o consumo do mineral apenas auxilia aqueles que estão com deficiência hormonal. O objetivo não é ter mais testosterona ou estrogênio do que o necessário, e por isso se essa for a sua intenção o ideal é procurar um médico.


Alivia sintomas da menopausa

Em primeiro lugar, a menopausa é gerada justamente pela redução na produção de estrogênio, o que significa que o consumo de alimentos ricos em boro já ajuda a aliviar os sintomas dessa fase na vida da mulher. Além disso, a menopausa também pode causar problemas no sono e uma forte sensação de calor, e como o mineral permite a absorção de minerais essenciais, o que consequentemente reduz os efeitos da menopausa. Aliás, ele também alivia as dores menstruais e minimiza os sintomas da TPM.


Previne a artrite e a osteoporose

A artrite nada mais é do que a inflamação nas articulações, que pode ocorrer devido a diversos fatores. A grande questão é que, de uma forma geral, ossos fortes costumam prevenir esse tipo de problema, e o cálcio não é único mineral que fortalece essa parte do nosso corpo. Pois é, o boro também deixa os ossos mais resistentes, o que significa que além de prevenir a artrite também evita a osteoporose. Lembrando que alguns hormônios, como o estrogênio e a testosterona também ajudam na calcificação, e portanto o mineral é essencial para evitar problemas ósseos.


Alimentos ricos em boro

Assim como ocorre com os outros minerais, o boro está presente principalmente em alimentos do reino vegetal. O abacate merece destaque, embora ele também seja muito encontrado em outras frutas, como maçã, pera, uva vermelha e kiwi. Leguminosas, como feijão e lentilha, nozes e cereais integrais, podem ser considerados outros bons exemplos de alimentos com boas quantidades de boro. Por fim, é possível acrescentar à lista chocolate, cebola, batata, leite, café e mel. Como você deve ter percebido, esse mineral está muito presente na nossa dieta, e por isso é tão difícil sofrer com deficiência de boro. Ainda assim, é preciso ficar atento e sempre priorizar uma alimentação variada e rica em diversos nutrientes.


Fonte: www.conquistesuavida.com.br/


AudioLivros & Vídeos

Saúde em Foco

Projetar e Construir


Guia Digital de Aripuanã

Guia Digital de Brasnorte

Guia Digital de Castanheira

Guia Digital de Cotriguaçu

Guia Digital de Colniza

Guia Digital de Juína

Guia Digital de Juara

Guia Digital de Juruena

Guia Digital de Itanhangá

Guia Digital de Porto dos Gaúchos

Guia Digital de Tabaporã

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4