top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Calçadas Ecológicas. Quais são as árvores indicadas à plantio em Calçadas urbanas!?

As árvores para calçada além de embelezar e complementar projetos paisagísticos, também trazem inúmeros benefícios para a população e meio ambiente como a redução das ilhas de calor, redução da poluição do ar e sonora, sombra, além de ofertar alimento e refúgio para pássaros e demais animais.

Contudo, a escolha das árvores para calçada devem ser feitas de forma assertiva, já que algumas espécies conforme o crescimento podem acabar destruindo o piso ou atingindo as fiações que passam na região. Logo, para facilitar o processo de escolha preparamos especialmente para você uma lista valiosa com 30 espécies de árvores para calçada. Confira e cultive!


Conheça 33 espécies de árvores para calçada e cultive

Afinal, qual a melhor árvore para plantar na calçada? A arborização urbana além de complementar projetos paisagísticos, também oferece uma série de benefícios para a população e meio ambiente como a redução das ilhas de calor, redução da poluição do ar e sonora, sombra, além de ofertar alimento e refúgio para pássaros e demais animais. Confira abaixo nossa lista com 33 espécies de árvores para calçada e cultive na sua região.


1. Alfeneiro

O alfeneiro, também conhecido como ligustro, alfeneiro-da-china, alfeneiro-brilhante e alfeneiro-de-rua, se trata de uma árvore de folhas perenes muito popular na arborização urbana principalmente em cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A espécie que faz parte da lista de árvores para calçada, possui rápido crescimento, grande potencial de regeneração ao sofrer podas, além de contar com grande resistência a pragas e proporcionar sombreamento nos espaços onde é cultivada. Suas flores pequenas e brancas são polinizadas por insetos.



2. Amoreira Preta

A amoreira preta faz parte da lista de árvores para calçada frutíferas. Com tronco fino e flores pequenas, a amoreira preta pode ser cultivada em canteiros de praças, jardins e avenidas de centros urbanos, bem como, em calçadas e quintais de casas, sem que seu crescimento proporcione algum tipo de destruição no espaço. Seus frutos além de extremamente saborosos, atraem muitas aves.



3. Araça

O Araçá faz parte do grupo de árvores para calçada, já que é considerada uma espécie de porte pequeno por atingir de 3 a 6 metros de altura. Essas árvores para calçada contam com floração branca durante os meses de setembro a novembro e com frutos durante os meses de dezembro e março. Na natureza é possível encontrar o Araçá amarelo e o Araçá rosa ou Araçá vermelho. Embora ambos os tipos de Araçá apresentem as mesmas características de porte e produtividade. A principal diferença se dá em relação à coloração dos frutos e ao sabor, sendo o Araçá rosa ou vermelho um pouco mais ácido que o amarelo.



4. Aroeira Salsa

A Aroeira Salsa por se tratar de uma árvore de pequeno porte é muito usada em ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, e paisagismo residencial. A espécie apresenta boa regeneração ao sofrer podas, além de ser altamente resistente à secas e geadas. Sua floração ocorre entre os meses de agosto e novembro e a formação dos frutos ocorre entre dezembro e janeiro.



5. Calabura

A Calabura também faz parte da lista de árvores para calçada frutífera. Com porte médio e crescimento rápido, a Calabura se adapta a diferentes solos e regiões do Brasil. A espécie, que pode alcançar de 7 a 12 metros de altura, possui frutos pequenos e muito atrativos para pássaros e também apreciados por pessoas.



6. Cambuci

Nativa da Mata Atlântica, o Cambuci é um dos melhores tipos de árvores para plantar na calçada. A espécie de porte pequeno a médio podendo atingir de 3 a 5 m de altura é formada por flores brancas e grandes. Seus frutos atraem muitos pássaros e aparecem entre os meses de fevereiro e março. Seu nome popular se dá por meio do formato de seus frutos, que se assemelham aos potes de cerâmica indígenas chamadas de cambuci.



7. Candelabro

O Candelabro também é um dos melhores tipos de árvores para plantar na calçada devido sua intensa floração vermelha que ocorre entre os meses de junho a setembro. Essas árvores para plantar na calçada não ultrapassam os 6 metros de altura e suas flores são irresistíveis atraem beija-flores.



8. Caroba

Em se tratando de projetos de arborização urbana e paisagismo é fundamental avaliar o espaço em que a muda de Caroba será plantada para que não ocorra problemas futuros com o piso e a fiação das ruas. A Carboa ocorre naturalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e pode atingir entre 8 e 12 metros de altura.



9. Cássia do Nordeste

De pequeno porte (5 a 9 metros de altura) e composta por uma linda copa fechada repleta de belas flores amarelas, a Cássia do Nordeste também entra para a lista de árvores para calçada. Típica de clima tropical, a espécie também é muito apreciada nas estações de verão já que proporciona um grande sombreamento nas calçadas.



10. Cerejeira do Japão

De beleza majestosa, a Cerejeira do Japão também é considerada uma dos melhores tipos de árvores para plantar na calçada. Também conhecida como Cerejeira Japonesa, Cerejeira Ornamental ou Ornamental do Japão, a espécie é considerada de porte médio já que pode atingir até 8 metros de altura. Sua floração de beleza única são perfumadas de cor branca e tonalizada de rosa.



11. Cerejeira do Rio Grande

A Cerejeira do Rio Grande também faz parte da lista de árvores para calçada. Espécie muito popular na arborização urbana, nos quintais e pomares das regiões Sul e Sudeste do Brasil, a Cerejeira do Rio Grande pode atingir de 5 a 15 metros de altura. Durante as etapas de plantio é recomendado um espaçamento de 6 metros entre as mudas.




12. Dama da Noite

Também conhecida como Murta de Cheiro, Jasmim Laranja ou Murta dos Jardins, a Dama da Noite embora seja muito apreciada na jardinagem e paisagismo, se trata de uma planta tóxica, por isso, é importante ter cuidado durante seu cultivo e manutenção. A espécie pode atingir até 7 m de altura e além de ser cultivada como árvore também costuma ser uma excelente opção como muro verde (cerca viva).



13. Eritrina-verde-amarela

Adequada para a arborização urbana, como praças, parques urbanos e jardins públicos, a Eritrina-verde-amarela pode atingir de 8 a 12 metros de altura. Sua identidade é marcada por folhas verdes em forma de losango e de coloração verde, com manchas amarelas recobrindo as nervuras. Sua flores são vermelhas e ricas em néctar, sendo muito visitadas por beija-flores.



14. Escova de garrafa

Conhecida por sua beleza e resistência, a Escova de Garrafa também faz parte da lista de árvores para calçada. A espécie pode atingir até 7 metros de altura. Suas folhas são pequenas e se unem diretamente ao caule, já suas flores apresentam uma formato cilíndrico e devido o conjunto de estames ser parecido com as referidas escovas, daí o seu nome. Vale comentar que os estames da Escova de Garrafa em sua maioria apresentam tons vermelhos, mas algumas espécies podem ter coloração amarela ou rosa.



15. Resedá

A Resedá, popularmente conhecida também como Extremosa, Escumilha, Árvore de Júpiter e Flor de Merenda, também faz parte da lista de árvores para calçada. De origem Indiana, a Resedá é considerada de porte pequeno e por apresentar raízes superficiais, seu crescimento não afeta as estruturas das calçadas onde é cultivada. Resedá é um arbusto rústico e de fácil manutenção, cuja floração ocorre na Primavera. Suas flores ser brancas, rosa e pink.

16. Flamboyant Mirim

O Flamboyant Mirim também faz parte da lista de árvores para calçada. Essa espécie é considerada de pequeno porte, já que pode atingir de 3 a 4 metros de altura. Sua floração ocorre entre os meses de setembro e maio. Suas flores dispostas em cachos embelezam os bairros e podem ser encontrados em tons de amarelo, laranja, vermelho, rosa e branco.


17. Fruta do Sabiá

A Fruta do Sabiá é uma das árvores para calçada que certamente irá atrair muitos pássaros para o seu bairro. A espécie, que pode atingir até 4 metros de altura, possui galhos finos e suas abundância de flores brancas em cachos com o passar dos dias se transformam em pequenas bagas alaranjadas suculentas, para a alegria das aves, principalmente dos Sabiás, daí o nome da planta. A frutificação dessa espécie ocorre da Primavera ao Verão.


18. Guabiju

Também conhecido como Mirtilo Brasileiro, o Guabiju também faz parte da lista de árvores para calçada frutífera. A espécie que não ultrapassa os 6 metros de altura pos