Emerson Sabatine (PL) atual vice-prefeito de Itanhangá, o qual acumula os cargos de secretário de finanças e administração desde o primeiro mandato do atual prefeito, Edu Pascoski (PL).
Ao atual prefeito (Edu), o pré-candidato à prefeito, visando a continuidade dos trabalhos no município, é o atual vice-prefeito, Emerson Sabatine, o qual já tornou público em outras ocasiões ainda no ano passado, aliás, uma escolha aprovada por diversos empresários e moradores do município de Itanhangá.
Todavia, o atual vice-prefeito, exercendo o cargo nas secretárias de administração e finanças parece mais empenhado em encaminhar projetos e ações para ser realizado no decorrer do ano.
Ou seja, Emerson Sabatine nem vestiu ainda a bandeira de pré-candidato da situação, todavia, o prazo para ele desincompatibilizar dos cargos que ocupa enquanto secretário, termina nos primeiros dias do mês de abril, portanto, no começo de abril o atual vice-prefeito de uma maneira ou de outra mostrará se aceitará ser o pré-candidato para prefeito com o apoio do atual prefeito.
Leia: Lei de Inelegibilidade – Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990 — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br)
Por outro lado, no caso do delegado adjunto em Juara, Eric Márcio Fantin, o qual desde meados do ano passado já passou a ser eleitor em Brasnorte, o qual praticamente já declarou que será um pré-candidato a prefeito, por Brasnorte, todavia, até o presente momento temos a informação de que nem é filiado a partido algum.
Todavia, as conversas dizem que se filiará ao PL (Partido Liberal) de Brasnorte, entretanto, nesse mesmo partido está o ex-prefeito Eudes Tarciso que já declarou que apoia o atual prefeito, inclusive, diante da possibilidade de o delegado Eric Marcio Fantin ir para o PL, Eudes Tarciso até levantou a bandeira de colocar o seu nome para voltar a concorrer ao cargo de prefeito novamente, portanto, o delegado nem chegou a filiar ao partido e já tem caciques do partido que apoia ao atual prefeito dificultando a ida do mesmo ao PL.
De qualquer maneira, temos as informações que mesmo assim, o delegado está articulando a ida para o PL para o mês de fevereiro do corrente ano, desta forma, se o delegado for mesmo para essa sigla partidária como dizem, já entra enfrentando caciques políticos que nem estão contentes com a sua pré-candidatura contra o atual prefeito de Brasnorte.
Ou seja, no caso do Emerson Sabatine, ele precisa se afastar 6 meses antes da eleição, enquanto o delegado ele precisa se afastar 3 meses antes da eleição, claro que se o delegado ocupasse o cargo no município que vai concorrer a eleição, que é Brasnorte, ele deveria se afastar 4 meses antes como exemplifica a Lei Complementar nº 64 de 1990 no seu Art. 1º, 16, IV, c que traz:
“As autoridades policiais, civis ou militares, com exercício no município, nos 4 (quatro) meses anteriores ao pleito”.
Leia: Lei de Inelegibilidade – Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990 — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br)
Portanto, como no caso em questão o delegado nem exerce o seu cargo no município que possivelmente irá concorrer, poderá se afastar apenas com 3 meses anterior a eleição, claro, poderá até se afastar 4 meses antes, para nem ter os seus concorrentes lhe tentando tirar do pleito baseado nessas diferenças na lei, portanto, no caso do delegado que terá uma concorrência pesada em Brasnorte, precisará estar mais atento nos quesitos da lei sobre a desincompatibilização, bem como, nos outros requisitos legais da Lei Complementar nº 64 de 1990.
Por: Maurilio Trindade Aun
Jornalista empresário com licenciatura plena em matemática e acadêmico em direito na UNEMAT.
Como participar do Projeto Cultural à Produção e Distribuição de unidades literárias da Obra: Mestres e Guardiões de Si. Vol.01, no Brasil Informações sobre o projeto PRONAC 2316326
Comments