top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Especialista revela pontos de atenção ao escolher pastas e escovas de dentes

Muitos cremes dentais possuem níveis significativos de abrasividade, capazes de danificar a estrutura dos dentes. No entanto, a falta de transparência por parte das empresas dificulta uma escolha mais consciente para os consumidores. 


Imagem ilustrativa.

A escala RDA, por exemplo, que mede o nível de abrasividade de uma pasta, é uma ferramenta pouco utilizada pelas empresas, que não divulgam esses dados em seus rótulos e deixam os clientes no escuro sobre o desgaste que estão impondo aos seus dentes.


De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, além de membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a falta de divulgação dos valores RDA nos rótulos das pastas de dentes levanta questões sobre a transparência da indústria. “É fundamental que os fabricantes passem a fornecer informações claras sobre a abrasividade de seus produtos, permitindo que os consumidores façam escolhas informadas e protejam a saúde de seus dentes”, revela.


Detergente para os dentes

Quando a informação estiver disponível no rótulo, é importante priorizar aquelas com um índice RDA baixo. “Isso significa que o produto não é altamente abrasivo e não causará danos excessivos aos dentes. Afinal, a finalidade do creme dental é facilitar a limpeza sem comprometer a integridade da estrutura dental”, alerta.

Segundo Todescan, é crucial entender que o principal papel do creme dental é agir como um agente de limpeza, não como um agente de desgaste. “Fazer a escolha correta na hora de comprar uma pasta de dentes é mais um passo para assegurar que os dentes sejam preservados enquanto a limpeza é realizada”, pontua.


A difícil escolha entre as diversas opções de escovas de dentes

O especialista acredita que a escolha da escova de dentes é tão crucial quanto a seleção da pasta. “Recomenda-se fortemente o uso de escovas com cerdas macias ou extra-macias, que oferecem uma limpeza eficaz sem causar danos à estrutura dental. A suavidade das cerdas é especialmente importante para evitar ferimentos nas gengivas, por exemplo”, declara.


Escolhas conscientes para uma saúde bucal duradoura

Em um mundo repleto de opções de pastas e escovas de dentes, a escolha consciente torna-se uma ferramenta poderosa para proteger a saúde bucal. “Com alguns passos e costumes a serem adotados, os consumidores podem garantir que a limpeza seja eficaz e menos agressiva. De qualquer maneira, a transparência por parte dos fabricantes é essencial para facilitar as escolhas dos consumidores”, finaliza.

 


Sobre José Todescan Júnior: Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry), membro da Associação Brasileira de Odontologia Estética e membro da ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital). Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.


Sobre a Clínica Todescan: Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais.



PROJETO CULTURAL ATIVO:


 

Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page