• Maurilio Trindade Aun/FolhadoVale

Secretária de Educação de Brasnorte defende a valorização dos profissionais de educação



A secretária de educação de Brasnorte, Teodora da Silva Pereira juntamente com o prefeito Edelo Ferrari pelo que parece, se comprometeram na valorização dos profissionais de educação, reposição de perdas salariais, entre outras ações buscando deixar os profissionais da educação mais bem atendidos na sua qualidade de vida profissional, esperando assim, um melhor empenho dos profissionais do sistema escolar.


A secretária ao ser questionada sobre a melhora na educação e instalação de uma escola militar na localidade, nem falou nada da instalação ou não de uma escola militar, disse que:


A educação foi uma prioridade na campanha do prefeito, e continua sendo até nos dias de hoje, e tende em atender as necessidades dos profissionais da educação, que é pagando o RGA, e pagando também a reposição do piso salarial dos profissionais, que é uma valorização dos profissionais, e que o prefeito pretende fazer isso com uma certa urgência, inclusive fazendo concursos para ter melhores profissionais, diminuindo a necessidade de profissionais contratados, acreditamos que a valorização dos profissionais de educação reflete no melhor trabalho de todos, prol a educação e um melhor rendimento escolar”, comenta a secretária Teodora.

Entretanto, a administração municipal deve lembrar da Lei Complementar nº 173/2020 que foi editada com o objetivo de instituir uma espécie de “regime fiscal provisório até o final do ano de 2021” para enfrentamento à pandemia do coronavírus, possibilitando o reequilíbrio das finanças públicas, entre outras medidas, a restrição ao crescimento das despesas públicas, especialmente as relacionadas à folha de pagamento dos servidores e empregados públicos, portanto, apesar da real necessidade de aumentos dos ganhos dos professores, defendido pela secretária Teodora e pelo prefeito, Edelo Ferrari, mesmo assim, parece que a lei impede o aumento dos investimentos a todos os funcionários públicos.


O atual prefeito de Brasnorte durante a campanha se propôs na instalação de uma escola militar na localidade, o que por muitos é defendido, esquecendo ao mesmo tempo que se houvesse uma verdadeira valorização dos professores, dando autoridade aos professores, ao invés de retirar a autoridade, respeitar os professores, pois, o problema das escolas, na maioria das vezes, é a falta de disciplina, a qual é imposta a força nas escolas militares, todavia, se nas escolas “normais” os professores impor a disciplina como deveria e como é feito em uma escola militar, muitos pais e políticos são os primeiros a reclamarem da rigidez, o que obviamente é uma contradição, pois, se todos os pais apoiassem as normas e rigidez da disciplina nas escolas, haveria uma melhoria no rendimento escolar.


Quanto as aulas nas escolas municipais, diante a situação do Covid-19, continuarão por outros meios diferentes do presencial, os alunos recebem material apostilados e tiram dúvidas e aulas por outros meios de comunicação, indo por e-mail, WhatsApp, video, aulas e outros meios que for possível para cada caso, a secretária ao ser questionado na volta as aulas, disse que:


A volta das aulas em Brasnorte iniciou ainda no dia 08 de fevereiro no modo não presencial, para preservar a segurança de todos os alunos, pais e profissionais da educação, inclusive, no meio rural e na cidade, locais que todos os alunos receberam material impresso, apostilado para o retorno, as aulas, pois, as aulas presenciais e transporte escolar somente volta quando a pandemia estiver de fato superada”, comentou a secretária de educação, Teodora.


Quanto ao preparado das estruturas das escolas, veículos para o transporte escolar e professores para atender as demandas no que voltar as aulas presenciais, a secretária enfatizou que:


Na verdade, todas as escolas municipais precisam de um melhoramento, seja elas da sede do município ou do meio rural, tanto na infraestrutura, como no sistema de informática e mobilas, mas prefeito já está trabalhando neste levantamento para fazer os melhoramentos possíveis no decorrer deste ano”, afirmou a secretária Teodora.


Como se observa, o prefeito Edelo Ferrari se comprometeu a fazer diversas ações no setor da educação, e pela escolha da secretária de educação, se observa que a valorização dos profissionais da educação faz parte desta ação, todavia, parece que neste ano o prefeito e atual equipe da secretaria de educação deverá encontrar dificuldades em atender parte do que se propuseram a fazer pelos profissionais de educação.


Por outro lado, trazemos abaixo as propostas de campanha do atual prefeito, voltadas ao setor da educação, obviamente, quase nem um prefeito consegue realizar tudo que se propõem a fazer em campanha, todavia, as ações devem ser voltadas atender o que se propuseram, e se conseguir atender acima de 70% das propostas já é uma ótima ação, comenta diversos moradores da localidade.



PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO EM BRASNORTE 2021 A 2024


Colégio Militar no Município de Brasnorte


Realizar Estudo de Viabilidade junto à sociedade civil organizada sobre a implantação de um Colégio Militar no Município de Brasnorte. Este projeto seria desenvolvido por meio de parceria a ser firmada com Governo do Estado. O Município de Juara, nosso vizinho, é um exemplo que podemos tomar por parâmetro. No ano de 2018, a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC inaugurou a Escola Militar Cabo Israel Wesley Prado de Almeida, foi a 18ª unidade inaugurada no Estado e atende 140 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, em dois turnos.


Renovação da Frota escolar


Aquisição de novos ônibus é uma necessidade. Pais relatam a preocupação desde a saída do filho de casa até seu retorno. Alguns nos relataram a precária condição estrutural desses ônibus com vidro quebrados, poltronas soltas, assoalhos danificados. Já nos primeiros dias de mandato levantaremos o atual estado dos ônibus, para que no início das aulas todos estejam em condições plenas de trafegabilidade.


Buscar recursos junto ao Governo Federal ou financiamento para construção da Sede da Secretaria Municipal de Educação


Pelo tempo que a Prefeitura paga aluguel, já daria para ter construído a sede própria da Secretaria de Educação. Dentro do Plano de redução das despesas com aluguéis, a intenção é construir um espaço amplo e adequado para atender todas as necessidades da Secretaria em um só local. O terreno vago ao lado da Escola 1º de Junho, próximo à rotatória das avenidas dos Pioneiros e General Osório é o local pretendido para esta finalidade.


Viabilizar recursos da União para construção de um novo prédio para Escola Pastor no Bairro Nosso Lar


O prédio da Escola Municipal Pastor apresenta graves problemas estruturais. O prefeito Édelo Ferrari pretende desenvolver um projeto para construção de um novo ambiente educacional com mais salas, espaços para leitura, artes e vídeo, sala para os professores com estrutura tecnológica para elaboração das aulas, coordenação, direção e secretaria, além de rampas e banheiros para pessoas com mobilidade reduzida.


Reforma das Escolas do Campo e da cidade


As escolas municipais precisam urgentemente de reformas e adequações. Montaremos uma força tarefa para garantir que os alunos e professores estejam em local agradável em condições propícias ao aprendizado.


Contratação de psicólogo(a) para atender exclusivamente a demanda da educação


Essa demanda foi apresentada por inúmeros professores que falam da importância desse profissional no âmbito escolar. Sendo assim, verificaremos a disponibilidade para contratação deste profissional para auxiliar a equipe pedagógica diante de casos que requerem uma atenção especial.


Verificar a viabilidade para realização de concurso público para Educação


Todos os anos a Secretaria de Educação precisa realizar testes seletivos para atender a demanda do município. Verificaremos a viabilidade da realização de concurso público para montar uma equipe permanente para atender as escolas da cidade e do campo.


Implementar políticas e ações para a valorização profissional do servidor da educação


Quando falamos em valorização aos profissionais da educação, nossa mente imediatamente projeta a imagem do professor, portanto o contexto é mais amplo e compreende todos que fazem parte do ambiente escolar. E todos, sem exceção, necessitam de condições adequadas para alcançar os objetivos propostos. O prefeito Édelo Ferrari terá um olhar especial para educação municipal, pois tanto o prefeito como a vice, professora Rose, são sabedores de que uma educação de qualidade pode mudar, para melhor, a vida das pessoas.


Ampliar número de vagas nas creches


Essa é um pedido que ouvimos de inúmeras mães. A prioridade é ampliar o número de vagas visando atender à demanda em sua totalidade. Para tanto, reestruturaremos os espaços físicos existentes, reorganizaremos a estrutura escolar para tentar zerar a lista de espera.


Apoio e fomento à Escola Mundo Encantado da APAE


Nossa APAE é referência para toda a região, portanto necessita de incentivo por parte do poder público e da comunidade em geral. O prefeito Édelo Ferrari pretende aperfeiçoar o convênio com a APAE, para que continue sendo uma instituição independente, mas não desassistida pela Prefeitura.


Leia Também: Estamos preparados para o bom trabalho na secretaria de administração


Leia Também: Brasnorte possui um grande potencial a ser desenvolvido


Leia Também: Pegamos os maquinários e a secretaria de saúde em situação caótica, afirma prefeito


Por: Maurilio Trindade Aun


AudioLivros & Vídeos

Saúde em Foco

Projetar e Construir

Finanças e Contabilidade

AgroNegócio & Veterinária

Guia Digital de Aripuanã

Guia Digital de Brasnorte

Guia Digital de Castanheira

Guia Digital de Cotriguaçu

Guia Digital de Colniza

Guia Digital de Juína

Guia Digital de Juara

Guia Digital de Juruena

Guia Digital de Itanhangá

Guia Digital de Porto dos Gaúchos

Guia Digital de Tabaporã


Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/1

1/1

1/1

1/3