top of page
  • Redação Hypeness

O que é permafrost e como seu derretimento coloca o planeta em risco


Permafrost, também conhecido como pergelissolo, é composto por gelo, terra e rochas congelados. Era para ficar assim para sempre, mas o aquecimento global tem feito com que o material comece a derreter, o que pode causar diversos problemas, como a instabilidade do solo e emissão de gases na atmosfera.


Um estudo recente publicado pela Nature Communications indica que os impactos econômicos associados a essas mudanças climáticas podem chegar a US$ 70 trilhões até 2.300. O carbono emitido pelo descongelamento do permafrost é um dos principais vilões nesse sentido.


Para entender melhor a questão, precisamos chegar também em outro termo: o albedo; ou seja, a capacidade de reflexão da radiação solar de uma determinada superfície. Cerca de um terço de todo o albedo da Terra provêm do gelo marinho do Ártico e da neve. Porém, com o aquecimento, a tendência é que essas superfícies geladas diminuam e, com isso, aumente a incidência de radiação solar em nosso planeta, gerando… adivinha? Mais calor!


Caso nenhuma medida seja tomada para frear esses efeitos, estima-se que o degelo do permafrost possa liberar mais de 280 gigatoneladas de dióxido de carbono (CO²) e 3 gigatoneladas de metano. O valor estimado em impactos ambientais é dez vezes maior do que a projeção em termos de benefícios do degelo do Ártico, com abertura para navegação e exploração mineral, por exemplo.


Se as medidas previstas pelo Acordo de Paris, que estipulam a meta de manter o aquecimento global em no máximo 1,5 graus em relação ao período pré-industrial, forem tomadas, o custo dos impactos cairia para US$ 25 trilhões. Leia a pesquisa completa clicando aqui.


Fonte: Redação Hypeness

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
bottom of page