top of page

Conheça um pouco sobre Ilha Bela em Juara entre tantos outros pontos turísticos em Juara

Postado por: Maurilio Trindade Aun

Infelizmente na maioria dos municípios do noroeste de Mato Grosso existe um espaço aberto pouco explorado, ou praticamente nem explorado no segmento do turismo que pode fomentar o comércio trazendo renda e recursos para muitos trabalhadores e empresas instaladas em cada município da região noroeste de Mato Grosso.



Vamos aqui elencar um dos pontos que pode ser explorado pelo turismo em Juara, local que infelizmente até muitos moradores de Juara devem desconhecer, local que foi palco da realização do 7º festival de pesca nesse dia 21 de agosto de 2022, as pessoas podem acessar um pequeno registro do local no video abaixo, assim como, ver um pouco das pessoas que prestigiaram o evento do festival de pesca e que desejaram ter o momento registrado na história da sua vida.



O festival de pesca deste ano de 2022 serviu para mostrar que diversos locais no município de Juara pode ser trabalhado e ser ponto de lazer, de descontração e de investimentos em turismo, podendo trazer famílias em férias e vir carregar as baterias depois de longos meses de trabalho em diversos centros urbanos de nosso imenso Brasil.



Na realidade, nos diversos municípios da região em tempos de férias, os empresários e pessoas de posses aproveitam e vão a diversos municípios no país curtir locais de turismo, de lazer, mas infelizmente desconhecem o grande potencial e diversos pontos nos municípios da região que podem e serviria ao mesmo intuito de descontração, lazer e turismo com muito menos investimentos e muito mais perto da casa dos mesmos, mas claro, os poderes públicos precisam investirem e apoiarem empresas a tornarem diversos pontos nos municípios atrativos e locais seguros de lazer, descontração e turismo.




Na região de Juara poderia ser investido em trilhas permanente almejando o conhecimento da flora local e de espécies típicas da região, inclusive até ameaçadas de extinção, as castanheiras que podem chegar a uma altura de até 50 metros e um ciclo de vida de uns 400 anos, ou seja, poderia ter um ponto de lazer e turismo visando a exploração de caminhadas e conhecimentos das plantas e frutos caraterísticos da região.


Claro que o município de Juara possui um local para atender aos turistas, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) localizado na praça dos colonizadores, que para quem nem conhece o município é também considerado um ponto de turismo pela sua história ao longo da existência de Juara, sem dizer que é um dos locais de festas e comemorações festivas da localidade, inclusive um cartão postal de Juara.


Por outro lado, tem comunidades e pontos que podem ser explorados no turismo e mesmo ao lazer e descontração, entre os quais está Águas Claras, um distrito há 29 km do centro da cidade, com sua história, povo e característica que é única do local (vamos nos próximos dias atualizar essa matéria com imagens e vídeos destes lugares, aguarde).



O morro do índio, a ponte do Rio dos Peixes, entre a cidade e o distrito de Paranorte, Rio Arinos, dando nome ao Vale do Arinos que compõe os municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos, municípios com diversas ilhas e pontos a serem explorados ao longo deste Rio Arinos que serviu de “estrada” na abertura dos municípios na região (vamos nos próximos dias atualizar essa matéria com imagens e vídeos destes lugares, aguarde).


Tem ainda a Serra do Nicanor, a qual possui 430 metros de altitude a ser superada com muito cuidado, mas é um entre diversos outros locais que podem ser trabalhados e investidos na cadeia produtiva do turismo em Juara de forma mais massiva, pensa diversos moradores (vamos nos próximos dias atualizar essa matéria com imagens e vídeos destes lugares, aguarde).


Outro ponto de destaque é ainda o Rio das Pedras no trajeto entre a cidade de Juara e o distrito de Paranorte, um Rio como o próprio nome sugere, cheio de pedras que formam uma pequena correnteza, sendo que a parte rasa é ótima e a água cristalina atrativa para os tempos de calor de rachar (vamos nos próximos dias atualizar essa matéria com imagens e vídeos destes lugares, aguarde).


Obviamente, tem diversos pontos e lugares que são lugares certos para aventuras, turismos e descontração, locais que bem trabalhado em trilhas traz muitos visitantes para a região, entre os quais está a Cachoeira do Paredão no distrito de Paranorte, da serra do Nicanor até a Comunidade do Paredão são quase 20km de beleza, natureza e ecologia. Revestido de pedras e diversos tipos de árvores, o paredão ainda reserva uma surpresa: uma cachoeira incrível! Mais um local para registrar o momento através de fotos que com certeza ficarão maravilhosas (vamos nos próximos dias atualizar essa matéria com imagens e vídeos destes lugares, aguarde).


No cardápio de lugares que podem ser um caminho turístico e de lazer a muitos que desejam conhecer melhor Juara e a muitos que buscam pontos de turismo e aventuras, tem ainda o Rio Matrinchã, o rio forma uma cachoeira muito charmosa. E seu nome é claro, é de origem do peixe Matrinxã, típico da região (vamos nos próximos dias atualizar essa matéria com imagens e vídeos destes lugares, aguarde).


E para finalizar, tem o distrito de Paranorte distante do centro de Juara a uns 143 km, todavia, mais da metade das cocheiras presente no município de Juara estão ao longo do distrito de Paranorte, o distrito é composto por diversas fazendas ao redor, possuí uma escola municipal, posto de atendimento médico e policiamento.


Como locais receptores do turismo há dois hotéis, sendo um deles composto por um restaurante. A maioria dos moradores atua em fazendas, trabalhando em colheitas e agricultura. Em torno do lugar há cachoeiras, muitas de fácil acesso e próximas ao centro da cidade. Outras para serem visitadas é preciso fazer uma trilha, mas tudo é válido, durante a percurso é possível descobrir o quanto a natureza é generosa nessa região (vamos nos próximos dias atualizar essa matéria com imagens e vídeos destes lugares, aguarde).



Por: Maurilio Trindade Aun













ความคิดเห็น


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
P.09 DA ED_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE

CNPJ: 32.744.303/0001-05

Endereço: Rua Fortaleza, 703, Lote 23, Quadra 41, Centro

CEP: 78579-000, Itanhangá MT

Email: afolhadovale@hotmail.com

Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page