top of page

Até instituições financeiras caem em golpes de estelionatários

  • Foto do escritor: Postado por: Maurilio Trindade Aun
    Postado por: Maurilio Trindade Aun
  • 22 de jul.
  • 3 min de leitura

Imagina, no Brasil a malandragem dos estelionatários corre solta por causa da ignorância de muitos, mas também o que esperar, pois se até instituições financeiras caem em golpe, imagina então a maioria da população que acreditam em “mitos”!

ree

Tem um ditado que diz: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”, pois é, num país em que uma grande maioria acreditam em notícias falsas, essas pessoas que pegam muitas das vezes notícias e sai distribuindo nas redes sociais defendendo ideias e aberrações que nem faz sentido, claro, perderam a capacidade de pesquisar e de raciocinar, logo nem é de estranhar que “os malandros” os exploram de todas as maneiras, financeiramente e politicamente.


Os estelionatários estão conseguindo ludibriar até instituições financeiras com supostas decisões judiciais, então, imagina quantas pessoas caem todos os dias “no conto do vigário” e acabam alimentando esse sistema de malandragem no Brasil afora.


A malandragem deste povo existe porque o terreno da “estupidez é fértil”, ou seja, a estupidez é demais, inclusive, de instituições financeiras que supostamente recebem decisões para bloqueio de contas correntes por suposta decisão judicial, mas nem tem a capacidade de consultarem o sistema judicial para verificar se tem de fato, no processo, alguma decisão judicial para o referido bloqueio.


Ou seja, supostamente algumas instituições financeiras dizem receber notificação do  Banco Central para bloqueio de conta corrente devido a uma decisão judicial, mas o espantoso é que nem existe uma decisão judicial, ate mesmo porque o caso que chegou ao nosso conhecimento, qualquer juiz minimamente conhecedor da lei jamais expediria uma decisão judicial para bloqueio de conta corrente em questão, pois nem é possível de ser efetuado o bloqueio da conta em questão por conta da origem dos recursos.


Claro, cabe processo contra essas instituições, pois, o bloqueio indevido de conta corrente gera ação por danos morais. A jurisprudência brasileira reconhece que o bloqueio indevido pode causar dano moral, e a responsabilidade do banco pode ser reconhecida, especialmente se o bloqueio for realizado sem justificativa legal ou em descumprimento às normas de proteção ao consumidor.


Claro, as instituições podem alegar o recebimento de um comunicado do Banco Central para o procedimento, ora, se nem uma instituição financeira toma o cuidado de proceder a verificação de uma ação assim, e cai numa ação de estelionatários, imagina a maioria da população.


E pior, a pessoa ao ter a conta bloqueada de forma indevida, ao invés das instituições financeiras através dos seus canais de atendimento, passar imediatamente todo o material que possui que supostamente estão usando para proceder o bloqueio da conta, ficam num processo de enrolação ao cliente, fazendo passar horas em telefone ou rede social procurando resolver, e no final, mesmo a pessoa passando o espelho do processo no Tribunal de Justiça para mostrar que nem tem decisão judicial, os desavisados dizem que somente podem desbloquear diante de outro comunicado do Banco Central.

Ou seja, os estelionatários estão usando o banco central agora para aplicar golpes, mandando informes para bloquear contas corrente em instituições financeiras e possivelmente em breve vão conseguir ate captar os recursos em contas diante do nível do cuidado destas instituições financeiras que parece que nem tem uma assessoria jurídica para verificar o número do processo no Tribunal de Justiça em questão e se questionar a validade real da notificação de um suposto informe do Banco Central para bloquear uma conta corrente.

 

Por: Maurilio Trindade Aun

Jornalista com licenciatura plena em Matemática e bacharelado em Direito

Comentários


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                    Email: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                    Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page